segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Curiosidades natalinas

Gente falta menos de uma semana pro Natal, essa data tão especial, que mexe com todo mundo e que simboliza o nascimento de Jesus cristo, vamos entender um pouco mais sobre essa data  e cada elemento que faz parte dela.


  Como surgiu o natal:
Alguns pesquisadores dizem que a tradição de comemorar o nascimento de jesus cristo no dia 25 de dezembro foi estabelecida pelo papa Libério em 354d.C. De fato, não há documentos que certifiquem que Jesus veio mesmo ao mundo nesta data. A igreja Católica escolheu o período para celebrar o nascimento de Cristo, porque era nessa época, na Roma antiga, eram realizadas as Saturnais (festa pagã muito popular, que reverenciava o deus Saturno) e outras festas pagãs. A idéia foi diminuir a importância das comemorações e, ao mesmo, "adapita-las" a passagem e princípios relacionados à vida e obra de Jesus.  

  Origem da ceia de natal:
Antigamente na Europa as pessoas deixavam a pota de casa aberta na noite de natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. Até hoje, a refeição é o momento de confraternização entre amigos e familiares. O prato mais tradicional aqui no Brasil é o peru assado.

  Panetone:
O bolo recheado de frutas secas e uvas secas é uma tradição do natal italiano. Foi criado na cidade de Milão, não se sabe ao certo por quem. No começo ele era feito em formato de cúpula de igreja.A vária versões relacionadas a criação do Panetone:

*A primeira é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone.
*A segunda versão diz que o mestre -cuca Gian Galeazzo visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395.
*A terceira conta que um certo Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o Panetone. O padeiro ficou tão feliz com a novidade que permitiu que Ughetto cassasse com Adalgisa.

Por enquanto fica por aqui, já já trarei mas curiosidades. beijos S2
Fonte: Guia dos curiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio comentar,adoro ler comentários, sua opinião é muito importante para mim.
Só quero deixar algumas recomendações importantes:
* Por favor não deixe nada ofensivo ou seu comentário será excluído;
* Não aceito mas Tag ou selinho;
* Se desejar deixe sua sugestão, reclamação,recomendação, ou Elogio na página "Recadinhos" do blog;
* Se aceito Afiliação, Sim, me peça via comentário.
Muito obrigada pelo seu comentário, volte sempre.